segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Método usado para bombar nas redes sociais


Grandes marcas e personalidades investem cada vez mais dinheiro e tempo para ficarem mais próximos de seus consumidores e fãs. Será que existe um segredo para bombar na internet?

Recentemente, Gina Indelicada, personagem criada em um perfil do Facebook, ganhou milhares de fãs com suas piadas ácidas.

Em apenas 10 dias, a página criada por Ricck Lopes foi curtida por 1,2 milhões de pessoas.

Para Bia Granja, especialista em mídias sociais, o sucesso de perfis como esse pode ser explicado.

Por não ser uma marca ou veículo tentando impôr alguma informação, a força é maior. Pela primeira vez na vida, temos a chance de criar a nossa própria cultura, mais ativamente. E as pessoas se identificam com isso.

Bia, que faz parte da organização de três grandes eventos de internet, o Youpix, o Social Media Week e a Campus Party, diz que o fato de todo mundo estar sempre conectado facilita tudo.

A venda de smartphones no Brasil está aumentando e, ao final deste ano, teremos modelos com preços mais acessíveis. A gente sempre está com um smartphone na mão. Não estamos mais conectados. Nós somos conectados! E isso muda até a forma com que as empresas se comunicam com seus consumidores.

As redes sociais já servem como um reflexo da sociedade, da busca por uma identidade, segundo Bia.

O momento em que você consegue audiência nas redes sociais, tudo muda. As pessoas ficam mais felizes quando alguém curte suas fotos, compartilha seus tuítes. Todo mundo quer se expressar, ser alguém. A internet está aí para ajudar nessa busca por identidade.

Com isso, fica mais fácil entender o sucesso estrondoso dos memes e a velocidade com que eles se espalham.

Memes são imagens, figuras, vídeos e outros tipos de mídia que se espalham com facilidade na web.

O meme é um conceito. As pessoas se apropriam dele e começam a usá-lo em vários contextos. É um ato criativo. Um meme só "viraliza" quando muita gente se identifica.

Bia ainda cita o tumblr Como Eu Me Sinto Quando para exemplificar os memes.

É muito difícil falar sobre autoria na internet. Precisamos de uma noção mais desapegada do ego, mas para quem vive de autoria, é mais delicado. Você escreve um texto, ganha para isso e vê alguém pegá-lo e tirar o seu nome. É complicado! Só que, para quem consome, não faz diferença.

Para Bia, não existe uma fórmula específica para fazer sucesso nas redes sociais.

Cada um tem seu espaço, ninguém precisa falar da mesma forma na internet.

Bia dá apenas uma dica para quem quer bombar no mundo virtual.

Pense em coisas com as quais as pessoas vão se identificar, coisas que elas vão querer replicar.

1 Responses to “Método usado para bombar nas redes sociais”

Anônimo disse...
8 de setembro de 2012 às 05:50

Esta Bia aí sabe tudo ,né?
Se ela não diz isso eu iria morrer sem saber.

Pelo amor de Deus!!


Postar um comentário

x