domingo, 31 de março de 2013

Um passeio macabro em Paris


Paris, cidade luz? Capital mundial do romance? Isso quase todo turista sabe e muitos viajam para lá só com a ideia de entrar nesse clima. Mas os que querem fugir dos clichês - e são mais destemidos - têm como opção conhecer as catacumbas da capital francesa.

 E isso não é nenhuma metáfora. Como explica o leitor Gabriel Castaldini, que dá a dica do passeio, "de fato é preciso uma generosa dose de curiosidade e de coragem para visitar as 'Catacombes'. É uma série de galerias subterrâneas que ostentam um horripilante e gigantesco ossuário, cuja organização iniciou-se em 1785".

A razão para sua criação foi sanitária. O Cemitério dos Inocentes, que estava em uso havia dez séculos, era alvo constante de reclamações da população que vivia nas cercanias por causa de um surto infeccioso. Estima-se que estejam lá os despojos de 6 milhões de parisienses.

"A visita pode ser uma das mais interessantes e inusitadas que você fará em toda a sua vida. Como se não bastasse o número de despojos para causar arrepios, os corredores e paredes são enfeitados... com crânios e outros ossos. São corações de caveira, mensagens cujas letras são formadas de ossos, esculturas e mosaicos de esqueletos etc. Tudo organizado de maneira bastante artística e em um ambiente escuro, úmido e extremamente silencioso, o que nos faz esquecer que estamos debaixo de uma metrópole", conta o leitor.

As catacumbas ficam na Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 1 (estação de metrô Denfert-Rochereau; linhas de ônibus 38 e 68).

1 Responses to “Um passeio macabro em Paris”

Anônimo disse...
4 de abril de 2013 às 15:24

Existe um Filme de terror Que se chama Catacumbas, que ocorre nessa catacumba em Paris.
http://www.youtube.com/watch?v=HYcYLRQhtxE


Postar um comentário

x