sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Clonagem de CNH é nova arma dos hackers


Uma nova arma dos hackers brasileiros para infectar computadores e roubar dados foi descoberta. Trata-se de um e-mail que afirma que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da pessoa foi clonada e pede para que o usuário baixe e abra um anexo que teria mais informações sobre o caso, no entanto esse arquivo é o vírus que contamina a máquina. Supostamente enviada pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), a mensagem já foi desmentida e desmascarada pelo órgão.

O órgão alerta informa que a mensagem utiliza a logo antiga do departamento, nas cores azul e laranja, e contém vários erros de gramática escancarados, como o trecho que diz que “Todos as informações esta contida…”. O Detran-SP ainda aponta o fato da mensagem ter como remetente o endereço “info@detran.com”, que não pode ser utilizado pelo órgão pelo fato dele não ser uma empresa privada, que utiliza a  extensão “.com”, e sim um órgão do Governo do Estado de São Paulo, que usa o “.gov.br”.

Outra informação incorreta contida no golpe é a ameaça de cancelamento da CNH, o que só ocorre quando ela é obtida de forma fraudulenta. O órgão explica que o que pode acontecer é o bloqueio no sistema de renovação, que acontece quando um condutor soma mais de 20 pontos por infrações ou é pego dirigindo com limite de álcool no sangue acima do permitido. Além disso, a mensagem diz que se o caso não for esclarecido dentre de 48 horas, um “inquérito judicial” vai ser aberto, o que não pode ser feito pelo Detran-SP, apenas pela Justiça.

Por fim, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo afirma que “não envia e-mails para os cidadãos, exceto nos casos de resposta às manifestações enviadas a seus canais de atendimento (Disque Detran, Fale com o Detran e Ouvidoria)”. O órgão garante que toda comunicação é feita por meio de correspondência enviada pelos Correios ou mensagem de texto para o celular da pessoa – o que deve ser previamente autorizado junto ao departamento.

Outra tentativa de golpe que usa o nome do Detran-SP é uma notificação online de multa enviada por e-mail – nesse caso é utilizado um link malicioso. Com a logo antiga do órgão e com uma mensagem que não suporta caracteres especiais – como “â” e “ç” –, a mensagem também já foi prontamente negada pelo Departamento de Trânsito envolvido, que garantiu não enviar mensagens sobre infrações pela internet. Ele ainda ressalta que toda cobrança é enviada pelos Correios ao endereço do usuário que está cadastrado no órgão.

0 Responses to “Clonagem de CNH é nova arma dos hackers”

Postar um comentário

x